terça-feira, 1 de maio de 2012

SAI DE BAIXO






 Acabei de assistir o programa “ sai de baixo”, em uma sessão saudosismo,  o enredo tratava do estupro da Edileusa.No principio, achei  graça do Caco reclamar da falta de seus brioches,( a Edileusa tinha ido a padaria quando foi agredida ), fiquei  um pouco incomodada com a burrice da Magda e com a falta de respeito do Caco com a Magda. Até ai tudo bem, trata-se de uma comédia de costumes.  O que eu não tinha reparado era que o assunto central era o estupro, e ao final do programa descobriu-se que quem era o tarado era o Ribamar, que pelo que entendi era  apaixonado por ela, ele se fantasiou de Wando para consumar a agressão. Ao final  chegou – se a conclusão que esta agressão  foi por amor, que não havia problema com isto, e a Edileusa até achou que foi uma lisonja ter sido agredida e todos terminaram  cantando “ estrela e luar do  Wando.
Que coisa horrível!!!  Que coisa mais sem noção que era aceito na época. Educamos nosso povo para aceitar isto, homens e mulheres. O que estamos aceitando hoje? Mulheres  frutas prontas para serem devoradas?  Um grito de vamos beijar na boca de Ivetes e Cláudias Leite em festas de axé e carnaval,  com garotas sendo beijadas queira ou não?
Há alguns anos colaboro com o” diga não a erotização infantil”, que tem um artigo super interessante de como programamos nossas crianças para o erotismo, através danças, maquiagens e vestuário e notei que este programa( sai de baixo), já naquela época educava nossas mulheres para a banalização da agressão feminina.
Como vamos cobrar de homens, que riram ao lado de suas mães de seu pai, de suas irmãs,vendo cenas  como estas, que respeite sua esposa ou companheira em situação iguais a que ele viu em programas como estes?  Não era permitido? Engraçado? E agora não é mais?
Posso parecer uma pessoa chata, ou radical, mas não posso me calar, mesmo que fraca e sem graça minha voz sempre se levantará, Leonardo da Vinci disse, "Aquele que não pune o mal, ordena que ele seja feito."

Um comentário:

José Corrêa Lima Junior disse...

Não espere coisa diferente da Globo! ( as outras nao ficam longe nao... )

Como eu penso... essas pessoas ( diretores, autores e colaboradores, todos! ) tinham que estar no pau-de-arara!!!

O que eles fazem é um crime de alta traição à pátria!