quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PERIGO – ÁREA SUJEITA A ALAGAMENTO EM TEMPO CHUVOSO





Quase à porta de meu escritório fincaram uma placa “ EVITE TRANSITAR EM TEMPO CHUVOSO, ÁREA SUJEITA A ALAGAMENTO”. Que Medo!!!! E agora? Quem poderá me defender? Acho que nem mesmo o Chapolim Colorado, que deve ter uma placa desta fincada em sua porta também.

Como sempre, em época de chuva nosso país se transforma em um caos, é sempre desastres naturais atrás de outro.

No ano passado, tivemos os problemas no sul do país, este ano no Rio de Janeiro. Estou falando somente das maiores e mais divulgadas pela imprensa, mas, não menos dolorosos são nossas misérias locais.

Todo ano vemos , em meu caso mais específicamente, o ribeirão arrudas arrasando tudo, levando casas, carros e vidas.

Tivemos durante o ano de 2009 várias obras, não nego que é bom para a cidade, mas que mesmo trazendo benefícios tem a característica eleitoreira, pois faz muito movimento e pouco resultado. Não estou citando o Centro Administrativo, que é uma obra " alá JK".

O que acontece é que estas obras foram rápidas, era necessário eleger o novo Prefeito (não vou falar mau dele, não é esta a minha intenção), mas me parece não foram bem planejadas.

O pessoal da Tereza Cristina ficou com um cratera em uma obra recém construída, teve um pessoal no barreiro que nunca tinha tido enchente e herdou – a das obras.

A linha Azul passou perto de mim, e um local que em 10 anos nunca vi inundação , este ano ficou intransitável.

Vi uma obra perto de onde trabalho, que demorou bastante, mas o alagamento continuou o mesmo.

Não sou engenheira, e não cabe a mim questionar estas obras, estou escrevendo para manifestar minha surpresa com as atitudes tomadas em conseqüência delas.

Perto do local em que eu nunca tinha visto alagamento, foi implantada uma Placa anunciando “ Evite transitar em tempo chuvoso, local sujeito a alagamento”. Então devo deduzir, que entre os meses de outubro a março não devo passar na rua de principal acesso a meu escritório uma vez que esta placa está em um caminho obrigatório e os alternativos tem a mesma placa, como faço? E se eu estiver passando no local quando chover? devo então rezar, uma vez que a chuva te pega no meio do caminho impossível de evitar.

Lembrei disto por causa da política semelhante do prefeito de Angra dos Reis, toca-se uma sirene quando for ocorrer o desmoronamento.

Meu Deus!!!! Lembrei-me de filmes e livros de guerra, em que a sirene tocava avisando de ataque aéreos. Se você mora nas encostas vai viver sobre o risco iminente de ouvir a sirene, e em se tratando de chuva e terra não há abrigo possível. Será que desmoronamento é como terremoto ou vulcão em que a antecedência é possível de ser prevista?

Não sei, mas acho que prefiro que nosso Prefeito, arranje uma política contra desastres melhor do que colocar placas nos locais, e gaste menos com obras eleitoreiras (agora falo do centro administrativo, sei que dirão que uma é Muncipal e outra Estadual, mas os dois, Governador e Prefeito são amigos e podem colaborar um com o outro, como nas eleições) e mais em obras de infra-estrutura para que os alagamentos acabem, e que o Prefeito de Angra, enfrentasse de frente o problema de retirar o pessoal das encostas, mesmo que isto atrapalhe sua popularidade, sei não deve ser fácil lidar com isto, mas futuramente acredito seria melhor para todos.

Nós , Povo, não merecemos conviver com o medo, precisamos é de vontade política de mudar. Obras bonitas é bom, mas é melhor começarmos pela mais necessária, não acham?

Nenhum comentário: